Entrevista com o Coordenador do Curso Técnico em Produção de Moda

28/03/2012

Esta é uma breve entrevista com o professor Leonardo Mendonça coordenador do Curso Técnico em Produção de Moda da Funetec-PB, na qual ele esclarece um pouco sobre o curso e tira algumas dúvidas comuns.

Há quanto tempo trabalha na Funetec e quais funções você exerce?
Leonardo MendonçaTrabalho já há quatro anos. Comecei em 2007 com o primeiro curso de moda depois houve uma pausa e retornei em 2009, até hoje. Comecei como professor e hoje estou como coordenador e professor.
Há quanto tempo o Curso Técnico em Produção de Moda existe na Funetec?
Leonardo Mendonça: Existe há cinco anos, desde a primeira turma. Houve uma pausa no ano de 2008 e retomou em 2009.
Qual é a duração do Curso?
Leonardo Mendonça: São 800 h/a em três períodos, um ano e meio de curso.
Conte-nos um pouco sobre o curso e quais são os objetivos.
Leonardo Mendonça: Curso Técnico em Produção de Moda vem atender ao que o mercado de moda do estado da Paraíba vem necessitando, que são pessoas especializadas no assunto moda. E dentro desse foco da moda o que mais se precisa é que essas pessoas trabalhem com a criatividade, com a criação de produtos de moda, esse é o objetivo principal, tanto que quase todas as disciplinas do curso são desenvolvidas com esse foco, a criação de produtos de moda. Temos já vários alunos e ex-alunos que já estão empregados no mercado.  
Fale um pouco sobre as metodologias de ensino utilizadas no curso.
Leonardo Mendonça: Se tratando de um curso que requer muita prática, nós trabalhamos no 1º semestre com fundamentos, com teorias, bases teóricas, mas principalmente sempre já buscando certa relação com a prática e a partir do 2º período já desenvolvemos práticas em geral nas disciplinas do curso, para melhor aproveitamento do aluno.
Quais são os recursos que serão utilizados durante as aulas?
Leonardo Mendonça: Bom, nós sempre trabalhamos com prática, por isso há necessidade de está em um laboratório de moda e nos já temos aqui na Funetec o nosso laboratório, onde temos pranchas e mesas grandes para principalmente desenvolver as disciplinas de desenhos, desenho geométrico, desenho estilístico, desenho de croquis e as disciplinas de modelagem que são 150 h/a de modelagem. No laboratório temos também a parte de montagem que são as máquinas de costura, onde se aprende a cortar e a costurar. Fora isso outro recurso que é fundamental para o desenvolvimento do aluno, principalmente por que nós temos três disciplinas que são ligadas a área de informática, é o laboratório de informática. Há também muito a utilização de data show como expositor de aulas, já que a moda é muito ligada à imagem, e recursos audiovisuais de modo geral. Além de uma oficina de serigrafia que muito importante para a conclusão do curso, na qual o aluno aprende a estampar.
Fale um pouco sobre o corpo docente do curso.
Leonardo Mendonça: Devido às disciplinas serem um tanto diversificadas, mas são todas focadas na área da moda, nosso corpo docente é todo composto por profissionais que já trabalham com moda e também que já têm especialização em moda, que conhecem o mundo da moda e o mundo das artes, por que muitas disciplinas vêm das artes visuais, como desenho estilístico e desenho geométrico e também da área de comunicação social, que nós temos disciplinas que são relacionadas à comunicação e ao marketing de moda. Então temos um corpo docente muito bem estruturado, temos inclusive uma doutora que é professora do curso, temos professores com mestrado, especialistas e temos pessoas que são atuantes tanto na arte, como na moda e todos com formação superior.
Fale um pouco sobre o mercado de trabalho de João Pessoa na área de moda.
Leonardo Mendonça: Mas do que nunca nós temos uma grande parceria com um grande centro, que é o Sebrae, no qual nos norteia basicamente com todo o mercado, nos trabalhos de confecção e moda aqui no estado da Paraíba, nós temos empresários da área que sempre convidamos para as apresentações das coleções dos trabalhos finais dos alunos, para que eles conheçam e possam absorver nossos alunos no mercado, nas suas empresas. Nós temos também dentro dessa área, alunos que interagem como o próprio CVT e com outros departamentos de moda que existem aqui em João Pessoa.





MAIS NOTÍCIAS

EDITAL DE CHAMAMENTO/SUPER/FUNETEC-PB N° 001/2019

19/12/2019

EDITAL DE CHAMAMENTO/SUPER/FUNETEC-PB N° 001/2019     A FUNDÇÃO DE EDUCACÅO TECNOLOGICA E CULTURAL DA PARAÍBA/ FUNETEC-PB. pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, Inscrita no CNPJ sob o n° 02



56 anos da cidade de Conde! FUNETEC-PB se orgulha de fazer parte dessa celebração.

18/11/2019

Seminário “Inventário Cultural de Conde; Cultura e Participação Social"



Um gesto de solidariedade, a FUNETEC-PB doa 60 cadeira para a associação Pestalozzi da Paraíba

28/10/2019

É com um enorme sorriso no rosto que na última quarta-feira, dia 23 de outubro, a FUNETEC-PB fez uma doação de 60 cadeiras universitárias acolchoadas para a Associação Pestalozzi da Paraíba. Uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e adultos com a deficiência a mais de 40 anos com o objetivo de promover ações que contribuam para inclusão social dessas pessoas visando sobre tudo a qualidade de vida delas



Reunião técnica com Prof. Paulo Costa e equipe da SEFAZ-PB

17/10/2019

Diretor de Projetos e Relações Institucionais da FUNETEC- PB, Epitacio Brito, Gerente Executiva da ESAT, Elisabeth Virgínia e o Professor da Unidade de Informática do IFPB – Campus João Pessoa, Paulo Costa, reuniram-se nesta manhã, com o objetivo de discutir propostas de Capacitação em Análise e Manipulação de Dados para Auditores da SEFAZ/PB



Fashion é Ser Solidário

09/10/2019

Projeto Fashion é Ser Solidário realizando doações com alunos






POSTO DE VENDAS JOÃO PESSOA

Av. 1º de Maio, Nº 720 - Jaguaribe
CEP: 58015-430 – João Pessoa - PB
Fone: +55 83 3221-1229

SEDE DA SUPERINTENDÊNCIA

Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados
CEP: 58030-331, Joaão Pessoa - PB
Fone: +55 83 3222-3933