Entrevista com o Coordenador do Curso Preparatório IFPB

09/03/2012

Esta é uma breve entrevista com o professor Luciano Cabral, coordenador do Curso Preparatório IFPB da Funetec-PB, na qual ele esclarece um pouco sobre o curso e tira algumas dúvidas comuns.



Há quanto tempo o Sr. Trabalha aqui na Funetec e quais funções exerce?

Luciano Cabral: Na Funetec eu estou há 4 anos, primeiro ano como professor de Geografia, que seria o 2º ano do Preparatório e os outros 3 anos como coordenador, a frente do curso.
Há quanto tempo existe o Curso Preparatório IFPB nesta Fundação?
Luciano Cabral: Há 5 anos.
Qual é o principal objetivo desse curso?
Luciano Cabral: O objetivo desse curso é tentar ajudar o alunado a revisar todo o conteúdo correspondente a prova do IFPB, já que você tem que fazer uma revisão de 4 anos em apenas alguns meses.
Qual é a duração do Curso?
Luciano Cabral: A gente tem dois tipos de cursos, tem o Intensivo e o Extensivo. É o primeiro ano do Extensivo, vamos trabalhar em cerca de 8 a 9 meses, aulas duas vezes por semana e serão nas segundas e quartas-feiras. Após julho a gente estará começando o Intensivo que será 5 meses, sendo uma revisão mais rápida, mas também todas as terças e quintas-feiras.
Fale um pouco sobre as metodologias de ensino utilizadas no curso.
Luciano Cabral: Então, as metodologias de ensino que a gente trabalha é uma forma de trazer o aluno a revisão de modo que ele realmente possa ainda tentar relembrar o que ele viu nos anos regulares de ensino, quando não, a gente pede para os professores que tirem dúvidas tanto na aula como após a aula. A gente não só presa pela aula em si, mas a relação professor e aluno, fora ele pode tirar qualquer dúvida de qualquer aluno que quiser, fazendo com que a gente também seja parceiro do aluno e o aluno seja nosso parceiro e que passe a confiar na equipe.
Fale um pouco sobre o corpo docente e as disciplinas estudadas.
Luciano Cabral: Nosso corpo docente, ele tem especialistas nas disciplinas, bacharéis, mestrandos e outros já com mestrado. As disciplinas que a gente trabalha é o português com metodologias de texto e gramática, história, trabalhamos os textos tanto da história brasileira como do mundo, a geografia também, mundo, Brasil e Paraíba e a matemática trazendo uma metodologia um pouco diferente, fazendo com que o aluno também brinque e se divirta na hora de se fazer uma revisão. 
Quais são os recursos utilizados para exposição das aulas?
Luciano Cabral: Além dos recursos normais de uma escola que é quadro e pincel, a gente tem as apostilhas que são compostas por nossa equipe, mas o mais importante também são os recursos audiovisuais, através de data show, através de sons, microfones a gente pode interagir fazer com que seja uma aula dinâmica e diferente para o aluno.
Fale um pouco sobre os resultados obtidos pelos alunos através do curso.
Luciano Cabral: Então, esses resultados nos últimos anos a gente vem crescendo bastante, a gente tem primeiro a pretensão de não só formar para estudar no IFPB, mas também formar um cidadão. Saber da importância de fazer parte daquela instituição e ter êxito, e ter a responsabilidade de está lá, como também fez com que alguns alunos entrassem em destaque, sendo os primeiros colocados nas respectivas vagas de cada curso, seja na cota pública ou na cota privada. A gente tem aumentado às aprovações, no último ano a gente teve um aumento de 33% nas aprovações em relação ao ano anterior. E alguns alunos que quiseram fazer a prova pela segunda vez e estudaram no nosso cursinho no ano seguinte vieram a passar.

Então, para quem deseja estudar o Técnico Integrado ao Ensino Médio em 2013, comece a preparar-se desde já no curso Preparatório IFPB da Funetec. E o melhor de tudo com um preço que cabe em qualquer bolso, apenas R$ 54,00 mensais.





MAIS NOTÍCIAS

56 anos da cidade de Conde! FUNETEC-PB se orgulha de fazer parte dessa celebração.

18/11/2019

Seminário “Inventário Cultural de Conde; Cultura e Participação Social"



Um gesto de solidariedade, a FUNETEC-PB doa 60 cadeira para a associação Pestalozzi da Paraíba

28/10/2019

É com um enorme sorriso no rosto que na última quarta-feira, dia 23 de outubro, a FUNETEC-PB fez uma doação de 60 cadeiras universitárias acolchoadas para a Associação Pestalozzi da Paraíba. Uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e adultos com a deficiência a mais de 40 anos com o objetivo de promover ações que contribuam para inclusão social dessas pessoas visando sobre tudo a qualidade de vida delas



Reunião técnica com Prof. Paulo Costa e equipe da SEFAZ-PB

17/10/2019

Diretor de Projetos e Relações Institucionais da FUNETEC- PB, Epitacio Brito, Gerente Executiva da ESAT, Elisabeth Virgínia e o Professor da Unidade de Informática do IFPB – Campus João Pessoa, Paulo Costa, reuniram-se nesta manhã, com o objetivo de discutir propostas de Capacitação em Análise e Manipulação de Dados para Auditores da SEFAZ/PB



Fashion é Ser Solidário

09/10/2019

Projeto Fashion é Ser Solidário realizando doações com alunos



Outubro Rosa FUNETEC - PB

04/10/2019

Juntos apoiando a campanha de prevenção ao câncer






POSTO DE VENDAS JOÃO PESSOA

Av. 1º de Maio, Nº 720 - Jaguaribe
CEP: 58015-430 – João Pessoa - PB
Fone: +55 83 3221-1229

SEDE DA SUPERINTENDÊNCIA

Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados
CEP: 58030-331, Joaão Pessoa - PB
Fone: +55 83 3222-3933