Funetec-PB participa do Fórum das Fundações de Apoio durante encontro nacional de gestores de instituições federais de ensino, em Natal (RN)

08/11/2023 00:00:00


A diretoria da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) participa, nesta semana, da 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições  de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), no Centro de Convenções de Natal (RN). O evento reúne também os representantes de Fundações de Apoio, que aproveitam a ocasião para trocar experiências exitosas, boas práticas e discutir a a integração das Fundações.

Nesta terça-feira (7), o superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto, destacou a importância do Reditec abrir espaço que Gestores de Fundações de Apoio debatam estratégias de fortalecimento das parcerias institucionais e iniciar o processo de formação de uma rede que possibilite, por exemplo, aquisições coletivas, o que reduz os custos.

“Foi o primeiro momento em que houve uma aproximação com um fórum de superintendentes das fundações de apoio, cuja origem é a rede federal de ensino, rede tecnológica de ensino, e que é um fórum que está iniciando os trabalhos agora, esse ano. Houve o primeiro encontro já nesse segundo semestre em Vitória (ES) e é apenas o segundo encontro desse fórum de discussão, de troca de experiências e boas práticas. Mas é um fórum que já nasce com muita potência, que consegue um espaço importante na programação do principal evento da rede profissional e tecnológica de educação do Brasil”, ressaltou Rodrigo Barreto.

Para o gerente de Projetos da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), o encontro é uma oportunidade de troca de experiências entre as fundações:
 
“Para a gente possa formar parcerias entre as fundações, onde a gente, como a gente atua em nível de Brasil, a gente possa, cada um ocupar seus espaços e aproveitando isso, trabalhar em rede mesmo, cada um, todos nós temos as nossas expertises e que essas expertises possam ser compartilhadas com as outras fundações. Nós, por exemplo, somos muito fortes nas áreas de regularização fundiária, concursos e processos seletivos”, disse Erivan Amaral, diretor de Projetos da Funcern.

Já segundo Andréa Moura, diretora administrativa e financeira da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e  Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAIFCE), o momento é de compartilhar as boas práticas das Fundações de Apoio e reforçar o trabalho da rede federal de ensino.

“A gente tem buscado nos unir para poder conhecer um pouco os problemas que os outros passam, para que a gente possa juntos construir uma forma de trabalhar que possa, de repente, evitar que a gente cometa os mesmos erros. Então, cada um vai trabalhando, vai compartilhando as suas boas práticas e isso fortalece muito as fundações”, afirmou Andréa Moura.

Uma das vantagens do trabalho integrado das Fundações de Apoio é o desenvolvimento de sistemas que contribuam com a economia de recursos: “trabalhar em grupo, fortalecer essa rede, ela vai nos possibilitar inclusive alguma economia de recursos, por exemplo, se falou agora há pouco de criar um sistema que a gente pudesse comprar as passagens de forma integrada”, acrescentou Ernani Leite, presidente da Fundação de Apoio do IFCE.

Por sua vez, o superintendente da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo também destacou a importância do trabalho integrado das Fundações, que atuam na gestão de recursos para os projetos de pesquisas dos Institutos e Universidades Federais em parcerias com empresas brasileiras e multinacionais.

 
“Através da parceria entre as fundações de apoio, a gente quer resolver os gargalos de compra de passagens e resolver gargalos de serviços de importação, porque entendemos que esses serviços acabam onerando muitos projetos e são pontos que a gente quer desenvolver futuramente como destaque. Também queremos ampliar a nossa captação com a iniciativa privada e consolidar mais o relacionamento com as empresas”, enfatizou Renato Almeida, superintendente da Facto.

O Fórum dos gestores de Fundações de Apoio aconteceu durante a Reunião dos Dirigentes das Instituições  de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que é promovida anualmente pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e neste ano está sendo coordenada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento é marcado por discussões sobre o tema "Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos".





MAIS NOTÍCIAS



IFCE - Processo Seletivo 2024.1 - Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes - Campi Caucaia e Fortaleza

27/09/2023 00:00:00

A Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no uso das atribuições que lhe confere a Portaria no. 204/GR, de 25 de fevereiro de 2021, e a Portaria no 200/GR, de 28 de fevereiro de 2014, anuncia, por meio do Departamento de Ingressos, com execução pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – FUNETEC, a realização de Processo Seletivo 2024



Nova gestão da Funetec fortalece apoio a Univasf e IF Sertão Pernambuco em projetos de amplo impacto social

06/09/2023 00:00:00

A nova gestão da Funetec-PB se reuniu com o Reitor da Univasf em Petrolina. Eles reafirmaram o apoio da Fundação em projetos de educação em saúde ambiental, saneamento básico e integração do Rio São Francisco. Discutiram poss



DIVULGAÇÃO DA PROVA E GABARITO REFERENTE AO PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES DE JOÃO PESSOA 2023

02/08/2023 00:00:00

Prezados(as), O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, por meio da sua Comissão do Processo de Eleição/2023 dos Conselheiros Tutelares de João Pessoa/PB, DIVULGA a prova com o gabarito referente ao Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de João Pessoa 2023, etapa realizada no último domingo (30/07/2023), na ESPEP (Escola de Serviço Público da Paraíba)



Aviso - Alienação de Veículo

15/05/2023 00:00:00

A FUNETEC/PB torna público, a quem interessar, que estará alienando um veículo  I/CHEVROLET CLASSIC LS de placa QFA 7487, licenciada 2022, avaliada em R$ 28.249,00 (vinte e oito mil, duzentos e quarenta e nove reais) na tabela FIPE, aos interessados em apresentar proposta encaminhar até o próximo dia 19