UFPB, COFEN E FUNETEC assinam contrato para implantação de programa com 50 mil vagas de especialização para técnicos em enfermagem

24/01/2023

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) celebrou na tarde desta segunda-feira (19) a assinatura de contrato com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) para a implantação do Programa Pós-técnico de Enfermagem/Cofen, com a execução do projeto sob a responsabilidade do  Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da UFPB (CPT-ETS).

Serão oferecidos inicialmente 5 cursos de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem em: Cuidado do idoso na perspectiva de saúde coletiva, Cuidados técnicos ao paciente crítico, Cuidado crítico ao paciente neonatal, Centro cirúrgico e instrumentação cirúrgica e Urgência e emergência.

O evento de assinatura do contrato aconteceu no auditório do curso de Fonoaudiologia localizado no Centro de Ciências da Saúde e contou com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia; da Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira; da Diretora da CPT-ETS, Profa. Soraya Adriano; da Presidente do Cofen e docente da UFPB Betânia Maria dos Santos; do  Diretor da Funetec, Epitácio Brito; da representante da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Servidores do SUS, Mariluce de Sá; do Diretor do  Centro de Ciências da Saúde, Prof. João Euclides Braga; do Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, James dos Santos; e do Assessor especial da presidência do COFEN, Robson Oliveira.

Também estiveram presentes o Pró-Reitor de Planejamento da UFPB, Prof. Paulo de Tarso, a Diretora do Centro de Educação, Profa. Adriana Diniz; o Diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Lucídio Cabral; o Diretor do Centro de Energias Renováveis, Prof. Euler Macedo; a Superintendente de Tecnologia da Informação Camila Vital; a Superintendente de Ensino a Distância, Profa. Raissa Paulino; representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além de membros da comunidade acadêmica da UFPB.

A iniciativa busca qualificar os profissionais de nível médio com formação técnica em enfermagem para uma prática especializada, que contribua para a melhoria da assistência e a democratização do acesso à atualização profissional. O objetivo é que o programa produza efeitos positivos diretos na saúde coletiva e contribua com o aumento da autonomia da categoria, agregando qualidade, produtividade e competitividade ao trabalho dos técnicos de enfermagem na rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os técnicos de Enfermagem brasileiros somam mais de 1,6 milhão de profissionais, a maior força da categoria no país. Duplas jornadas de trabalho, baixa remuneração e pouca oferta de cursos de especialização estão entre os principais fatores que impedem a qualificação. “Com o Pós Tec, queremos oferecer especialização qualificada ao maior número de técnicos possível. Queremos chegar a todos os locais do país, desde os grandes centros até as cidades mais distantes, para oportunizar um futuro melhor para nossos profissionais”, destacou Soraya Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da UFPB.

De acordo com a professora Anne Araújo, coordenadora acadêmica do projeto, os cursos serão gratuitos e as primeiras turmas estão programadas para terem início em março de 2023. A equipe de gestão central e acadêmica do programa é formada por docentes da UFPB que já estão trabalhando há 10 meses em toda a proposta, e os demais profissionais serão selecionados via edital.

A oferta de cursos para promoção de estudos e aperfeiçoamento profissional está assegurada no artigo 8º, inciso X, da lei nº 5.905/73 que dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Desde a sua origem, o Cofen tem realizado uma série de programas de qualificação em larga escala, entre eles o Programa Proficiência e o Mestrado Profissional em Enfermagem Cofen-CAPES, o maior projeto de apoio profissional aos programas de mestrado profissional em Enfermagem no Brasil.





MAIS NOTÍCIAS

Funetec celebra parceria com o IFPB e Governo da Paraíba em prol da restauração ecológica de corais e turismo sustentável

17/01/2023

O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, assinou o acordo de parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB)



Funetec constrói parceria com o Movimento SOS Cuiá para viabilizar projeto de revitalização do Rio Cuiá

19/12/2022

O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, visitou a direção e educadores socioambientais do Movimento SOS Cuiá, localizado na comunidade Santa Barbara, zona sul de João Pessoa



“Mostra Funetec 25 Anos” apresenta pesquisas científicas desenvolvidas pelo IFPB na Paraíba

01/12/2022

O primeiro dia da "Mostra Funetec 25 Anos" foi marcado pela apresentação de 12 projetos que são desenvolvidos pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A mostra que marca as comemorações alusivas aos 25 anos de criação da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) acontece até amanhã (1º), das 9h às 17h, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa



Funetec realiza “Mostra 25 Anos” no Ponto de Cem Réis nesta quarta e quinta-feira, em João Pessoa

29/11/2022

Para marcar as comemorações alusivas aos seus 25 anos de criação, a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) realizará uma Mostra Especial em parceria com o Instituto Federal da Paraíba, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 08 às 17h, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa



Superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, toma posse nessa sexta-feira

25/11/2022

Anselmo Guedes de Castilho assume o cargo de Superintendente da Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec-PB) pela terceira vez consecutiva. A solenidade de posse será nessa sexta-feira (25) às 18h30 no Teatro Armando Monteiro Neto - Fiep/Sesi, em João Pessoa, após a cerimônia de transmissão de cargo do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Nicácio do Nascimento Lopes, para a Reitora, Mary Roberta Meira Marinho, e posse dos Pró-Reitores, Pró-Reitoras, Diretores e Diretoras Gerais dos 21 Campi do Instituto