Agricultores familiares beneficiados pelo PNCF terão áreas georreferenciadas

19/02/2019

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou, nesta segunda-feira (18), Termo de Cooperação para a realização de georreferenciamento de imóveis rurais de agricultores familiares beneficiados pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). A ação, que terá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, é resultado da parceria firmada entre a CDA/SDR, a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC-PB), e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A fase inicial da ação acontecerá com a realização de plenárias nos municípios de Santa Rita de Cássia (20/02), Barreiras (21/02) e Xique-Xique (22/02), onde serão apresentadas as etapas e metodologias de trabalho do Projeto de Apoio Técnico-Científico para Fortalecimento e Consolidação das Propriedades da Agricultura Familiar na Região Semiárida dos Estados da Bahia e Paraíba.

“Este projeto possibilitará aos agricultores familiares terem seus lotes individualizados dando condição de acesso ao crédito junto a instituições financeiras. Eles passarão a ter escrituras individualizadas”, salientou o secretário interino da SDR, Jeandro Ribeiro.

De acordo com a coordenadora executiva da CDA, Renata Rossi, a ação beneficiará cerca de 1.750 famílias de agricultores familiares, assentadas pelo PNCF, nos Territórios de Identidade Bacia do Rio Grande e Irecê, região semiárida baiana: “Essa atividade irá possibilitar mais autonomia e independência para esses proprietários de imóveis rurais, que estão em situação adimplente com o PNCF”.

Diego Machado, Coordenador de Campo da FUNETEC-PB, explicou que esse projeto irá beneficiar agricultores familiares de áreas oriundas do Crédito Fundiário da Paraíba e da Bahia: “É de fundamental importância essa parceria para que nós consigamos direcionar as ações, em termos de mobilização e na execução dessa demanda. Para o estado da Bahia, iremos atuar com o apoio da CDA, com duas metas: o georreferenciamento dos imóveis rurais e o estudo socioeconômico dessas propriedades”.

O levantamento realizado nessas propriedades resultará em produtos como planta georreferenciada, com os respectivos memoriais descritivos dessas propriedades, e um estudo socioeconômico, com os perfis das famílias, para que possamos enquadrá-las em linhas de financiamento já existentes, em nível federal, ou propor a abertura de linhas de crédito específicas para beneficiar esses agricultores familiares.

Isabel Oliveira, coordenadora de Reforma Agrária da CDA/SDR, explica que as áreas do PNCF, beneficiadas pelo Projeto de Georreferenciamento, foram selecionadas atendendo a critérios como estar inserida na região do Semiárido: “São áreas que foram adquiridas no período do extinto Programa Cédula da Terra, atual PNCF, e necessitam de readequação, conforme as normas de georreferenciamento de imóveis rurais vigentes”.

Como funciona - O PNCF é uma ação complementar à reforma agrária, do Governo Federal, executada na Bahia pela CDA/SDR.  Atualmente, a Bahia conta com mais de 10 mil famílias beneficiadas pelo programa, em 128 municípios, o que representa mais de 30% de toda área do estado.

Para acessar o PNCF é preciso ser trabalhador/a rural sem terra ou com pouca terra nas condições de diarista, assalariado, arrendatário, parceiro, meeiro, agregado e posseiros. Precisam comprovar cinco anos de experiência na atividade rural nos últimos 15 anos e deverão ter idade entre 18 e 65 anos.

 

Fonte : SDR

http://www.cda.sdr.ba.gov.br/noticias/2019-02-19/agricultores-familiares-beneficiados-pelo-pncf-terao-areas-georreferenciadas





MAIS NOTÍCIAS

NOTA TÉCNICA - Normas e procedimentos nos processos de compras e contratação de serviços pela FUNETEC/PB

26/04/2019

Dispõe sobre aplicação de normas e procedimentos nos processos de compras e contratação de serviços pela FUNETEC/PB - Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba, Fundação de Apoio do IFPB.



Nota de Pesar

17/04/2019

  A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba –FUNETEC-PB, vem publicamente expressar o seu sentimento de pesar e prestar condolências à família do servidor do Instituto Federal da Paraíba, Antônio Alves Subrinho, que desempenhou suas funções durante muitos anos no Campus João Pessoa, onde exercia o cargo de Coordenador de Controle Acadêmico



Aviso de Cancelamento de Seleções Públicas

13/03/2019

AVISO DE CANCELAMENTO SELEÇÕES PÚBLICAS PRESENCIAIS DE FORNECEDORES Nº 004/2019, Nº 005/2019 e Nº 006/2019   A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – FUNETEC/PB, através de sua Comissão de Seleção, torna público para conhecimento dos interessados, o CANCELAMENTO das seleções públicas de fornecedores N° 004/2019, N° 005/2019 e N° 006/2019, tendo por objeto: Contratação de Empresa de equipe de topografia especializada para realização de serviços técnicos de georreferenciamento de imóveis rurais, Pessoa Jurídica especializada para realização de serviços técnicos de mapeamento técnico social para elaboração de estudos econômico e social e  a aquisição de Computadores do Tipo Notebook,respectivamente, por determinação SUPERIOR



Aviso de Horario de Funcionamento no dia 27/02/2019

27/02/2019

Informamos a todos que no dia 27/02/2019 estaremos funcionando excepcionalmente das 8 as 14 horas.








POSTO DE VENDAS JOÃO PESSOA

Av. 1º de Maio, Nº 720 - Jaguaribe
CEP: 58015-430 – João Pessoa - PB
Fone: +55 83 3221-1229

SEDE DA SUPERINTENDÊNCIA

Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados
CEP: 58030-331, Joaão Pessoa - PB
Fone: +55 83 3222-3933