JP SEDIA ENCONTRO NORTE E NORDESTE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

07/06/2018

A Capital paraibana será sede do IV Encontro Norte e Nordeste de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, o ENNFAEIS, nesta quinta (7) e sexta-feira (8). Reunindo em João Pessoa especialistas em captação de recursos para desenvolvimento da educação, novas tecnologias e inovações para o desenvolvimento e incentivo das inovações entre as 21 instituições do N/NE participantes, além de duas do Sudeste – de Minas Gerais e Espírito Santo – e uma do Centro-Oeste, da Universidade Federal do Mato Grosso.

O ENFFAIES traz à Paraíba debates sobre uma área da educação que são primordiais para se promover o crescimento das instituições de ensino superior. “O encontro acontece anualmente e é de suma importância para a troca de experiências entre as fundações de apoio ao ensino e tecnologia, pois elas são a base para construção do ensino, da pesquisa e extensão. A Paraíba, então, se coloca em uma posição estratégica, uma vez que temos aqui um polo de pesquisa e inovação industrial”, ressaltou o superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho.

De acordo com a legislação brasileira, é através dessas fundações que são captados os recursos para subsidiar a pesquisa e extensão das universidades e faculdades públicas do país. “A captação de verbas é o que possibilita o desenvolvimento de tecnologias e inovações. Isso faz com que tenhamos as condições objetivas de engrandecer a educação tecnológica e cientifica da nossa Paraíba, como também dos outros estados. Estamos vivenciando um novo marco das fundações de apoio, esse novo marco é uma legislação que estabelece a relação das fundações com todos o ensino, pesquisa e a extensão, o que pode ser feito o que não pode.”, acrescentou Anselmo.

Além de debates sobre legislação trabalhista, legitimação das Fundações de Apoio, da importância do controle patrimonial e da transparência, o ENNFAEIS também vai tratar dos projetos financiados pelo governo federal e a concessão de bolsas de estudos para pesquisa e extensão. Ampliando o diálogo com os parceiros que como nós implantamos a política de ciência e inovação do país.

O evento é direcionado as fundações de apoio, filiadas ao CONFIES - Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica.

“O ENNFAIES é mais um marco na construção de um CONFIES forte e atuante. Os encontros regionais como esses são os alicerces da nossa Organização. Esse ano discutiremos através do Projeto TV CONFIES como a sociedade conhecerá a importância das fundações de apoio para mais de 22 mil projetos de pesquisa por ano!”, enfatizou o presidente nacional do Confies, professor Fernando Peregrino.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

DIA 07 DE JUNHO DE 2018 - AS FUNDAÇÕES EM MOVIMENTO

08h: Abertura do Credenciamento

09h às 11h30: Palestra 1 – ‘Prospecção junto as Instituições Federais de   Ensino Superior

                      Palestra 2 – ‘Legislação Trabalhista e E-Social’

12h30: Almoço

14h: Principais consequências da negligência do Controle Patrimonial e seus

reflexos no Balanço Patrimonia.

15h30: Café com Prosa

15h50: A TV CONFIES como Instrumento de Consolidação da Legitimidade das Fundações de Apoio

18h50: Noite Cultural

DIA 08 DE JUNHO DE 2018 - AS FUNDAÇÕES E A AFIRMAÇÃO DE SUA LEGITIMIDADE

09h: Palestra ‘Portal da Transparência

10h: Palestra ‘Concessão de Bolsas Pesquisa/extensão’

11h30: Novo Decreto Marco Legal 

13h: Almoço

14h: As Fundações de Apoios e os Órgãos de Controle: Entendimento Normativo para facilitar o desenvolvimento da Pesquisa e da Inovação.

15h50: Café com Prosa

16h10: Palestra ‘Projetos financiados pela FINEP e os órgãos de controle

18h45: Visita ao Maior São João do Mundo, em Campina Grande-PB

 

SOBRE O ENNFAEIS

O IV Encontro Norte e Nordeste de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica - IV ENNFAEIS realizar-se-á nos dias 07 e 08 de junho de 2018, na Capital da Paraíba, João Pessoa. 

Durante os dois dias de encontro teremos uma programação que englobará a necessidade da discussão de vários temas, mas sobretudo a interação e a preocupação em fortalecer as Fundações de Apoio através da propagação de sua Legitimidade, sem descuidar da necessária observância aos parâmetros pelos quais são submetidas as Fundações aos Órgãos de Controle. Assim, o IV ENNFAEIS interagirá com vários temas, tendo como culminantes o debate acerca da TV CONFIES como instrumento de consolidação da legitimidade das fundações de apoio e o debate acerca das fundações de apoios e os órgãos de controle, com vista de que o entendimento normativo facilite o desenvolvimento da pesquisa e da inovação.





MAIS NOTÍCIAS

Aviso de Cancelamento de Seleções Públicas

13/03/2019

AVISO DE CANCELAMENTO SELEÇÕES PÚBLICAS PRESENCIAIS DE FORNECEDORES Nº 004/2019, Nº 005/2019 e Nº 006/2019   A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – FUNETEC/PB, através de sua Comissão de Seleção, torna público para conhecimento dos interessados, o CANCELAMENTO das seleções públicas de fornecedores N° 004/2019, N° 005/2019 e N° 006/2019, tendo por objeto: Contratação de Empresa de equipe de topografia especializada para realização de serviços técnicos de georreferenciamento de imóveis rurais, Pessoa Jurídica especializada para realização de serviços técnicos de mapeamento técnico social para elaboração de estudos econômico e social e  a aquisição de Computadores do Tipo Notebook,respectivamente, por determinação SUPERIOR



Aviso de Horario de Funcionamento no dia 27/02/2019

27/02/2019

Informamos a todos que no dia 27/02/2019 estaremos funcionando excepcionalmente das 8 as 14 horas.





Agricultores familiares beneficiados pelo PNCF terão áreas georreferenciadas

19/02/2019

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou, nesta segunda-feira (18), Termo de Cooperação para a realização de georreferenciamento de imóveis rurais de agricultores familiares beneficiados pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF)



AVISO

19/02/2019

Informamos a todos que dia 23/02/2019 estaremos fechados, devido a assembleia no SINTEENP – Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de ensino privado da Paraíba, cumprindo a normativa da Convenção Coletiva de Trabalho






POSTO DE VENDAS JOÃO PESSOA

Av. 1º de Maio, Nº 720 - Jaguaribe
CEP: 58015-430 – João Pessoa - PB
Fone: +55 83 3221-1229

SEDE DA SUPERINTENDÊNCIA

Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados
CEP: 58030-331, Joaão Pessoa - PB
Fone: +55 83 3222-3933