ASSINADO PRIMEIRO PROJETO DO POLO EMBRAPII DO IFPB.

01/02/2018

Em reunião de trabalho realizada na sede da Reitoria na manhã desta terça-feira (30), o reitor Nicácio Lopes assinou o primeiro projeto de inovação do polo Embrapii do IFPB, dando início à contribuição do Instituto Federal da Paraíba ao atendimento das demandas do setor produtivo por meio da pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Embrapii_02.JPGPara o reitor Nicácio Lopes, “este é um momento que se reveste de um simbolismo muito forte, pois este é o primeiro projeto que o polo Embrapii do IFPB executará dentro das metas fixadas em nível nacional. Este é o primeiro projeto de muitos outros que virão”, ponderou.

No final de 2017, o IFPB foi selecionado dentre os institutos federais do país para receber um polo de inovação tecnológica da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Apenas nove institutos federais sediam atualmente um polo de inovação.

Para o reitor Nicácio, a conquista do polo Embrapii foi um divisor de águas no tocante à política de inovação. “Neste momento, estamos prospectando novos projetos. Este é o primeiro projeto desses que foram prospectados junto ao setor produtivo que será executado pelo polo Embrapii do IFPB com a interveniência da Funetec”, explicou.

Embrapii_03.JPGPresente à reunião de trabalho, o Superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural (Funetec-PB), Anselmo Guedes Castilho,  disse que este é o primeiro de muitos projetos do polo Embrapii do IFPB. “Nós temos a preocupação de constituir esta relação com a indústria da Paraíba para que possamos trazer elementos de desenvolvimento para nosso Estado”, afirmou.

De acordo com o reitor Nicácio Lopes, todos ganham com este projeto. Em primeiro lugar, ganha a comunidade científica (educadores, professores, técnicos e educandos), que coloca sua criatividade nos projetos. Depois, ganham também as empresas brasileiras, que têm a oportunidade de serem modernizadas a partir do momento em que recebem os protótipos produzidos pela nossa comunidade científica. As empresas ganham mais competitividade e isto gera mais empregos, gera empregabilidade para a sociedade. “Então todos ganham nesse processo”, finalizou o reitor.

Estavam também presentes à reunião de trabalho, a Pró-Reitora de Ensino do IFPB,  Mary Roberta Meira Marinho;  a Diretora de Pesquisa, Girlene Marques Formiga; o Coordenador de Transferência de Tecnologia, Professor Mateus Lima; o diretor de projetos da Funetec-PB, Epitácio César Barbosa de Brito  e o Professor do IFPB, Guilherme Marconi Gomes de Brito.

Fonte: http://www.ifpb.edu.br/noticias/2018/01/assinado-primeiro-projeto-do-polo-embrapii-do-ifpb





MAIS NOTÍCIAS

SEAD e ABRAS assinam acordo de cooperação

09/11/2018

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) assinaram nesta quinta-feira (8), um acordo de cooperação para estimular a comercialização direta da agricultura familiar nas redes supermercadistas



Campus Cabedelo Centro seleciona pessoal para trabalhar em projeto de Agricultura Familiar

29/10/2018

O Campus Avançado Cabedelo Centro divulgou a chamada pública para seleção de servidores, discentes e profissionais externos interessados em atuar na execução de atividades em projeto voltado ao tema Agricultura Familiar, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) e a Fundação de Apoio ao IFPB (FUNETEC-PB)



IFPB lança edital para seleção de profissionais internos e externos

25/10/2018

O Polo de Inovação do IFPB divulgou edital de seleção de pessoal (servidores e discentes) para atuarem como pesquisadores e extensionistas do Projeto de Agricultura Familiar, desenvolvido em parceria com a SEAD. As inscrições vão até o dia 30/10



Agricultura familiar presente no 8º Festival de Turismo de João Pessoa

25/10/2018

Foi realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, nos dias 19 e 20 de Outubro, o 8° Festival de Turismo de João Pessoa, evento que tinha como objetivo reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado



CNPq divulga o resultado preliminar do credenciamento de Fundações

22/10/2018

Foi divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o resultado Preliminar do Edital 01/2018 de Credenciamento de Fundações de Apoio aptas a receber e gerenciar recursos oriundos de pessoas de direito privado, destinados ao apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação aprovados pela agência






POSTO DE VENDAS JOÃO PESSOA

Av. 1º de Maio, Nº 720 - Jaguaribe
CEP: 58015-430 – João Pessoa - PB
Fone: +55 83 3221-1229

SEDE DA SUPERINTENDÊNCIA

Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados
CEP: 58030-331, Joaão Pessoa - PB
Fone: +55 83 3222-3933