Projeto pioneiro do IFPB vira programa de análise de qualidade da água a baixo custo

23/10/2012 00:00:00

   Em conversa com a coordenadora técnica, responsável pela emissão de laudos microbiológicos do Programa de Monitoramento de Água- IFPB, Tânia Maria de Andrade contou resumidamente um pouco da história do Programa, objetivos e suas linhas de atuação:

  O Projeto de Monitoramento de Água surgiu em 1997, mas foi em 1998 que ganhou a estrutura escrita de projeto, no início trabalhavam de forma tímida, ainda com poucos recursos. Em 2004 o projeto passou para a condição de Programa. O Projeto inicialmente deu certo, abrindo com a perspectiva de programa, porque enquanto projeto, ele trabalhava apenas com prestação de serviços, analisando as amostras e cobrando um preço mais barato que o cobrado por empresas que trabalham na área. Virou Programa devido ao aumento das demandas de serviços, aumentando também a receita, porém o objetivo geral foi mantido, que era atender as demandas da região, principalmente do município de João Pessoa, mas também atendendo situações diversas de pessoas de todos os lugares da Paraíba.
 
  O Programa objetiva monitorar as águas potáveis, sobretudo água subterrânea. A legislação hoje e todos os órgãos que tratam dessa questão da sanidade da água, cobram que a água esteja na condição de potabilidade. No ponto de vista bacteriológico, ela precisa está ausente de bactérias e no ponto de vista físico-químico tem todo um quadro de informações e diversos parâmetros (vinte ou mais) que precisam estar em condições. Devido ao aumento da receita notou-se a possibilidade de atuar em linhas, hoje o programa de Monitoramento de Água atua em três linhas, que são a de prestação de serviços, apoio a pesquisas e a terceira linha é voltada para a parte filantrópica, sendo separada uma “cota x” para serviços prestados a população sem cobrar nada, como analisar água de comunidades e hospitais carentes, agricultores que querem saber como está sua água. Ou apoia a pesquisa, projetos de extensão voltados para comunidades carentes. No ponto de vista econômico, quem sustenta o Programa são os clientes, que são principalmente condomínios, tendo em vista a crescente necessidade de uso de água subterrânea, que é o "carro chefe" do programa. O dinheiro recebido pelos serviços prestados além de sustentar a bolsa dos funcionários/estagiários que estão no programa, serve para dar apoio a pesquisas de interesse do programa, apoia projetos voltados para o monitoramento de água, sendo também uma forma de expandir suas ações.
 
  Hoje o Programa tem como clientes condomínios, hospitais, clínicas, supermercados, algumas fazendas que querem saber se um determinado poço tem água potável. Conta com uma média de 12 pesquisadores voluntários, além da equipe de pesquisadores, os chamados “conselho do programa”, que inclui Geraldo Juvito, coordenador geral do programa. Na ultima reunião, realizada no mês de Setembro, um novo passo para o Programa foi tomado, ele vai passar de PMA (Programa de Monitoramento de Água) para PMAASA (Programa de Monitoramento de Água, Alimentos, Solo e Atmosfera), a parte de alimentos, solo e ar, atuarão apenas na linha de pesquisa, mantendo-se na linha de prestação de serviços somente a parte de monitoramento de água.




MAIS NOTÍCIAS



IFCE - Processo Seletivo 2024.1 - Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes - Campi Caucaia e Fortaleza

27/09/2023 00:00:00

A Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no uso das atribuições que lhe confere a Portaria no. 204/GR, de 25 de fevereiro de 2021, e a Portaria no 200/GR, de 28 de fevereiro de 2014, anuncia, por meio do Departamento de Ingressos, com execução pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – FUNETEC, a realização de Processo Seletivo 2024



Nova gestão da Funetec fortalece apoio a Univasf e IF Sertão Pernambuco em projetos de amplo impacto social

06/09/2023 00:00:00

A nova gestão da Funetec-PB se reuniu com o Reitor da Univasf em Petrolina. Eles reafirmaram o apoio da Fundação em projetos de educação em saúde ambiental, saneamento básico e integração do Rio São Francisco. Discutiram poss



DIVULGAÇÃO DA PROVA E GABARITO REFERENTE AO PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES DE JOÃO PESSOA 2023

02/08/2023 00:00:00

Prezados(as), O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, por meio da sua Comissão do Processo de Eleição/2023 dos Conselheiros Tutelares de João Pessoa/PB, DIVULGA a prova com o gabarito referente ao Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de João Pessoa 2023, etapa realizada no último domingo (30/07/2023), na ESPEP (Escola de Serviço Público da Paraíba)



Aviso - Alienação de Veículo

15/05/2023 00:00:00

A FUNETEC/PB torna público, a quem interessar, que estará alienando um veículo  I/CHEVROLET CLASSIC LS de placa QFA 7487, licenciada 2022, avaliada em R$ 28.249,00 (vinte e oito mil, duzentos e quarenta e nove reais) na tabela FIPE, aos interessados em apresentar proposta encaminhar até o próximo dia 19