Entrevista com o Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

09/08/2012

Esta é uma breve entrevista com o Sr. Luciano Crispim coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Funetec-PB, na qual ele esclarece um pouco sobre o curso e tira algumas dúvidas comuns.

Há quanto tempo trabalha na Funetec e quais funções você exerce?
Luciano Crispim: Estou na Fundação há em torno de 12 anos, desde de Janeiro de 2001, em Janeiro de 2013 estará completando 12 anos. Atualmente exerço a função de Coordenador de Compras, Patrimônio, Almoxarifado e Arquivo nos horários da manhã e da tarde, e a noite coordeno o curso de Segurança do Trabalho já há um ano e meio.
Há quanto tempo o Curso Técnico em Segurança do existe na Funetec?
Luciano Crispim: O Curso de Segurança do Trabalho existe na Fundação desde 2006, e antes ele acontecia em parceria com CEFET, não tenho dados exatos, mas desde 1997 se não me falha a memória. Em 2006 passou a ser certificado só pela FUNETEC.
Qual é a duração do Curso?
Luciano Crispim: O Curso de Segurança do Trabalho tem um ano e meio de duração, com um total de 1.200 horas de aulas teóricas e práticas e mais 360 horas de estágio supervisionado.
O que é Segurança do Trabalho e quais são os objetivos do curso?
Luciano Crispim: O Profissional de Segurança do Trabalho atua dentro das empresas na questão de apoio ao funcionário para com a parte de ETI, controles de programas de saúde do trabalho, entre outros. Enfim, como o próprio nome já diz cuida da segurança do trabalho dentro de um ambiente.
Fale um pouco sobre as metodologias de ensino utilizadas no curso.
Luciano Crispim: Nas metodologias utilizadas dentro do curso, temos aulas tanto aulas práticas, como teóricas, utilizando todos os recursos de multimídia, palestras, seminários, visitas técnicas a empresas para vermos o real funcionamento e o papel do técnico em segurança do trabalho para a empresa e a participação em eventos da área de Segurança do Trabalho.
Quais são os recursos utilizados durante as aulas?
Luciano Crispim: Assim como já foi comentado na parte de metodologias, utilizamos os recursos de multimídia, como datashow, PowerPoint, transparências, entre outras ferramentas.
Fale um pouco sobre o corpo docente do curso.
Luciano Crispim: O corpo docente do nosso curso, podemos dizer que entre os cursos técnicos da FUNETEC, é bastante eclético. Nós temos desde especialistas a mestres, doutores na área de Segurança do Trabalho, temos auditores tanto do ministério do trabalho, como auditores particulares, e com isso engrandecemos o quadro de profissional docente do curso.
Fale um pouco sobre o mercado de trabalho de João Pessoa na área de Segurança do Trabalho.
Luciano Crispim: O mercado de trabalho aqui em nossa cidade tem crescido muito nos últimos anos, infelizmente por conta do alto índice de acidentes. Vários sinistros têm acontecido em obras da cidade e com isso o mercado vem se abrindo, tanto para a área de construção civil que é onde temos um maior índice de absorção desses profissionais devido essa expansão imobiliária na cidade e também na parte das indústrias que também vêm crescendo muito na região. Então nota-se que o mercado está em pleno desenvolvimento para o profissional da área de Segurança do Trabalho.





MAIS NOTÍCIAS

Um gesto de solidariedade, a FUNETEC-PB doa 60 cadeira para a associação Pestalozzi da Paraíba

28/10/2019

É com um enorme sorriso no rosto que na última quarta-feira, dia 23 de outubro, a FUNETEC-PB fez uma doação de 60 cadeiras universitárias acolchoadas para a Associação Pestalozzi da Paraíba. Uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e adultos com a deficiência a mais de 40 anos com o objetivo de promover ações que contribuam para inclusão social dessas pessoas visando sobre tudo a qualidade de vida delas



Reunião técnica com Prof. Paulo Costa e equipe da SEFAZ-PB

17/10/2019

Diretor de Projetos e Relações Institucionais da FUNETEC- PB, Epitacio Brito, Gerente Executiva da ESAT, Elisabeth Virgínia e o Professor da Unidade de Informática do IFPB – Campus João Pessoa, Paulo Costa, reuniram-se nesta manhã, com o objetivo de discutir propostas de Capacitação em Análise e Manipulação de Dados para Auditores da SEFAZ/PB



Fashion é Ser Solidário

09/10/2019

Projeto Fashion é Ser Solidário realizando doações com alunos



Outubro Rosa FUNETEC - PB

04/10/2019

Juntos apoiando a campanha de prevenção ao câncer



Pedagogia: a profissão que vai muito além da sala de aula

21/08/2019

Uma matéria sobre pedagogia em toda sua abrangência mostrando e detalhando fatos sobre a profissão.






POSTO DE VENDAS JOÃO PESSOA

Av. 1º de Maio, Nº 720 - Jaguaribe
CEP: 58015-430 – João Pessoa - PB
Fone: +55 83 3221-1229

SEDE DA SUPERINTENDÊNCIA

Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados
CEP: 58030-331, Joaão Pessoa - PB
Fone: +55 83 3222-3933